Biomedica fei
a) Explique a diferença entre os parâmetros frequência cardíaca e pulsação.
b) Descreva o processo de monitoração da pulsação através de sensor piezoelétrico detalhando também o funcionamento do transdutor.
a) A freqüência cardíaca é obtida a partir do intervalo entre duas ondas R do sinal de ECG, correspondendo à freqüência de despolarização dos ventrículos. Já a pulsação é uma conseqüência, sendo resultante dos processos de contração e relaxamento do ventrículo esquerdo que ejeta o sangue para fora, gerando uma onda de pressão que percorre as artérias do sistema vascular. A pulsação é a frequência dessa onda. Numericamente os valores são bem próximos, já que o segundo parâmetro é uma consequência do primeiro, mas ocorrendo com um ligeiro atraso.
b) O sensor piezoelétrico é colocado na ponta do dedo, na região palmar. Quando a onda de pressão atinge a artéria dessa região, dilata a parede da artéria, que por sua vez, comprime o sensor piezoelétrico. Essa compressão gera uma diferença de potencial proporcional à pressão exercida sobre o sensor, devido à movimentação de cargas na estrutura cristalina.
Segurança Elétrica
a) Explique as circunstâncias que tornam o ambiente hospitalar hostil do ponto de vista de segurança para o paciente, colocando-o muitas vezes em situações de risco.
b) Descreva as consequências (efeitos) da aplicação acidental e descontrolada da corrente elétrica no corpo humano (não esqueça de mencionar a dependência com relação a outros parâmetros além da intensidade).
a) - O paciente está doente, inconsciente ou anestesiado e não está em condições de reagir, se afastando da fonte de choque como pode ocorrer por falhas de aterramento e isolação de equipamentos;
- Em algumas situações a barreira de proteção da pele está transpassada por cateteres; e nesse caso a corrente de fuga dos equipamentos, se mal dimensionada, passará diretamente pelo coração, podendo causar fibrilação e a morte;