Organizaçao curricular
CENTRO DE CIENCIAS BIOLOGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E GESTÃO ESCOLAR
DOSCENTE: LÚCIA DE FÁTIMA MELO
DISCENTE: KALYANE BRAGA, ALCINO, ANGELA.
O NÚCLEO GESTOR ESCOLAR NO ACRE: SURGIMENTO, FUNÇÕES E PERFIL.
RIO BRANCO – ACRE
OUTUBRO DE 2013.
1. Introdução
O Núcleo Gestor Entre os pilares de sustentação da proposta de governo da chamada Frente Popular do Acre, a defesa de uma nova governança aparece de forma enfática nos discursos e documentos oficiais. Essa nova concepção de governar o Estado não se restringiu tão somente aos aspectos administrativos e financeiros, mas nas políticas sociais como um todo. O sistema escolar como produto desta organização não ficou imune a esse processo. A defesa de uma nova governança também chegaria às escolas. É nessa direção que se situa o surgimento de um Núcleo Gestor para administrar as escolas. Criou-se uma nova nomenclatura, uma espécie de tripé que passou a fazer parte da rotina administrativa das escolas estaduais. Essa mudança começou a ser desenhada a partir do ano de 2003 com a aprovação da atual Lei de Gestão nº 1.513/2003.
A partir desse momento, a figura do Vice-Diretor desapareceu do organograma de governança da escola, e Diretor, Coordenador de Ensino e Coordenador Administrativo passaram a compor o chamado Núcleo Gestor da Escola. Tal situação imprime uma nova configuração no trabalho do dirigente escolar. O diretor passou a ter a prerrogativa de escolher o Coordenador de Ensino e o Coordenador Administrativo dentre os funcionários docentes e não docentes do quadro permanente da Secretaria Estadual de Educação.
Para melhor entender esse processo de reestruturação/renovação das funções do núcleo de direção, é preciso que se localize melhor, mesmo que em linhas gerais, o contexto que impulsionou essa mudança e os principais argumentos utilizados para justificá-la.
Pode-se relacionar