Seminário de organização curricular
ENSINO MÉDIO
PROFESSORA VIVIANE BORDA
Alunas:
Ana Carla dos Santos Corrêa
Jezebel Fernanda da Fonseca
Mariana Junior Cardoso Fiore
Mayara Fernanda Marques Alves
Samantha Regina Bento
Stefani de Fátima Amâncio
Thays Barbosa Correia
Estância Turística de Piraju, Maio de 2013.
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO
INTRODUÇÃO
O Ensino Médio foi configurado na LDB (Lei n° 9394/96) como a ultima etapa da Educação Básica, que acabou tornando-se um momento em que a sociedade passa por profundas mudanças tecnológicas e econômico-financeiras. O desenvolvimento da sociedade em geral, não só transformou a vida social, como também causou profundas alterações no processo produtivo que se intelectualizou, tecnologizou, e como consequência passou a exigir um novo tipo de profissional, a sociedade passou a exigir uma educação diferenciada, uma vez que as tecnologias estão aplicadas em diferentes esferas da vida social.
A ideia do Ensino Médio visa aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na Educação Fundamental, desenvolvendo a compreensão e o domínio dos fundamentos científicos e tecnológicos que guiam a produção moderna, e não apenas preparar o aluno para o vestibular.
A formação exigida para uma sociedade tecnológica e um novo ambiente produtivo inclui flexibilidade funcional, criatividade, autonomia intelectual, pensamento critico, autonomia de decisões, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de exercer múltiplos papéis e executar diferentes tarefas, capacidade de solucionar problemas, etc., com esta intenção pensa-se em uma forma de organização a ser seguida, para que nenhum dos conteúdos e parâmetros fique de fora, todos regidos de acordo com as leis e diretrizes estabelecidas.
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
O Currículo Escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola, onde se pergunta primeiro: Quem define o que? E como a escola deve ensinar? Seguindo uma