Organizacional
Por outro lado, as fontes internas de stress são as interpretações que as pessoas fazem sobre as mudanças ocorridas no ambiente. Isto quer dizes que nem sempre os perigos e ameaças externas são reais, às vezes, pode-se imaginar ou interpretar uma situação como sendo ameaçadora ou perigosa. Por isso que nas organizações as pessoas podem ficar nervosas ou aborrecidas não com o acontecimento em si, mas com a interpretação que deu ao acontecimento.
Se você for buscar as causas do stress no ambiente organizacional, possivelmente encontrará três grupos de fatores potenciais de stress. Os fatores ambientais, os organizacionais e os individuais. Os fatores ambientais relacionados ao stress são aqueles que correspondem ao ambiente em que a organização está inserida e envolvem as incertezas econômicas; as incertezas políticas; incertezas tecnológicas; e o terrorismo. Já os fatores organizacionais estão relacionados à demanda de tarefas; às demandas de papéis; às demandas interpessoais; à estrutura organizacional; à liderança organizacional; e ao estágio de vida de uma organização.
Por outro lado, os fatores individuais envolvem os fatores relacionados ao indivíduo fora da organização do trabalho como relacionamentos familiares e problemas econômicos. Vale lembrar que algumas pesquisas também apontam para a personalidade do indivíduo. Por isso que nem sempre duas pessoas que trabalham junto numa mesma organização e num mesmo setor, apresentarão os mesmos sintomas e nível de stress.
Um ponto importante para o estudo do stress é que estes fatores