Organizacao e administracao
O texto 1 trata se de um artigo que discute as origens do capitalismo atraves dos enfoques de Weber e Sombart.
2. O enfoque de Max Weber
A visão de Max Weber para a compreensão do capitalismo se dava basicamente sobre uma otica religiosa, sem levar em consideração fatores econômicos, propriamente ditos.
Para Weber, o sistema capitalista é fruto de um espírito capitalista, que depende de uma ética protestante. Uma crítica forte e recorrente ao trabalho de Weber é que tudo era transformado em questões puramente religiosas.
Afirmava que o fator determinante que desencadeou a ascensão do capitalismo foi a Reforma Protestante com sua racionalidade.
A ética protestante, a qual Weber refere-se, à idéia de que o ganho de dinheiro não é de forma alguma condenável, deve ser considerado como o objetivo da vida do homem, porém o que deve ser condenado é o gasto desnecessário, o fausto, a ostentação.
Para Weber, o protestantismo leva as pessoas a buscarem uma vida mais regrada, de não-ostentação, com hábitos de poupança e disciplina. Sendo assim, as pessoas viveriam do trabalho e o trabalho faria parte da religião.
Para Weber o empresario tradicional não possuia uma relação de prazer com o trabalho, simplismente esperava os lucros suficientes para que pudesse desfrutar de uma boua vida.
3. Werner Sombart
Sombart parte de algumas contribuições do pensamento weberiano, e vai acrescentas a ideia de que dependendo da cofiguração cultural que você vive, você vai ter uma motivação para agir de uma forma ou de outra, isso gera em voce o desejo de algo.Ou seja o desejo fruto da cultura desperta em você desejos que em outras culturas não desperta.
1. Introdução
O texto 1 trata se de um artigo que discute as origens do capitalismo atraves dos enfoques de Karl Marx.
2. Karl Marx
No texto 2 fala do artigo em realação a Karl Marx, onde ele faz uma analise da dinamica da produção e da reprodução de capital.
Karl propoe um explicação economisista para o capitalismo,