ORGANIZACAO SOCIAL DO BRASIL 1
1) de acordo com o livro texto, três leituras básicas para entender a cultura brasileira, e com base nos conteúdos estudados na disciplina de Organização Social no Brasil, Caio Prado Jr. adentra pelo âmbito do materialismo histórico e vai decifrando o campo baseado em fato complexo da história do Brasil, desde sua colonização até as realidades recentes do (da):
R: d) do acontecer histórico, político e econômico.
2) com a vinda das missões culturais francesas e italianas, vieram para o Brasil muitos intelectuais como Braudel, Levi-Strauss , R. Bastide, Ungaretti ET. (Mota, 1977, p. 33). Com tendências diferentes estas missões influenciaram na questão universitária, denominada como tentativa de:
R: e) reformismo desenvolvimentista. (aula tema 1; Capítulo I do PLT, pagina 24)
3) Ao romper com o oficialismo que denominava a historiografia no Brasil, Caio Prado Jr cita três marcos históricos no Brasil que apesar de não compreendidos não subtraem a sua importância: Quais seriam estes três marcos históricos:
R: a) a cabanagem do Pará, Balaiada do Maranhão e a Revolta Praiera de Pernambuco. (aula tema 1; Capítulo I do PLT, pagina 21).
4) Sob a perspectiva econômica e política de Caio Prado Jr, é correto afirmar:
I – A pesquisa e os métodos de interpretação omitiram alguns estudos referentes à realidade objetica da época;
II – A revolução comercial, a descoberta e a colonização do Brasil movimentam o processo de acumulação favorecida pela expansão e as condições emergenciais do capitalismo;
III – A Europa, com dificuldades em produzir gêneros para a suas necessidades, se viu obrigada a lançar em outros oceanos para conduzir áreas de colonização no intuito de subtrair recursos.
R: a) I, II e III. (aula tema 3, capitulo II do PLT, pagina 42 e 43).
5) O Estilo Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre), na tentativa de realizar uma projeção cientifica e literária, marcou o pensamento brasileiro com uma obra