Organiza O Dos Centros Comerciais
conceito de centros comerciais
Centro, do latim centrum, é um termo que pode fazer referência, entre outras coisas, ao espaço onde se reúnem as pessoas com alguma finalidade. Comercial, por sua vez, é um adjectivo que qualifica aquilo que pertence ou que é relativo ao comércio ou aos comerciantes.
A noção de centro comercial, por conseguinte, está relacionada com o edifício que alberga lojas e espaços comerciais. O seu objectivo é reunir, num mesmo espaço, diversas propostas para que os potenciais clientes possam realizar as suas compras com maior comodidade.
(…)
O comprador, ao visitar um centro comercial, já sabe que encontrará num mesmo edifício diversas ofertas e que tem a possibilidade de satisfazer as suas necessidades de consumo sem recorrer a outro lugar. Por isso, este tipo de centro, que também se conhece pelo nome de shopping (pelo inglês), inclui espaços comerciais, restaurantes, salas de cinema e outros serviços. Para além da oferta comercial, os centros comerciais destacamse por serem um lugar de lazer e entretenimento. É habitual que as pessoas façam uma visita ao centro comercial como uma saída ou em passeio, aproveitando para realizar compras, almoçar ou jantar, ir ao cinema, etc. Muitos centros comerciais chegam mesmo a ter grandes áreas de jogos para toda a família.
(…)
O conceito de centro comercial tem semelhanças com o significado de mercado. Os centros comerciais costumam ter maiores dimensões e contar com uma ou duas lojas âncora (um estabelecimento capaz de atrair os compradores por si só), ao passo que os mercados possam estar situados em lugares abertos (sem tecto).
Para além da oferta comercial, os centros comerciais destacam-se por serem um lugar de lazer e entretenimento. É habitual que as pessoas façam uma visita ao centro comercial como uma saída ou em passeio, aproveitando para realizar compras, almoçar ou jantar, ir ao cinema, etc. Muitos centros comerciais