Organismos de uma infusão
Biologia Celular
Organismos de uma Infusão
(Protozoários e Algas)
Organismos de uma Infusão
(Protozoários e Algas)
Realizado a 29 de Novembro de 2012
Entregue a 13 de Dezembro de 2012
2012/2013
Índice
Conteúdo I. Introdução 3 II. Procedimento Experimental 4 II.I. Material 4 II.II. Métodos 4 II.III. Resultados 5 III. Conclusão 6 IV. Apêndice 7 V. Anexos 8 VI. Bibliografia / Netgrafia 9
I. Introdução
Na água existem muitos seres vivos de reduzidas dimensões que constituem ótimo material para observação ao microscópio. Para facilitar a observação desses seres vivos, em concentração razoável, preparou-se uma infusão. Infusão criada com água da chuva, folhas e terra. Esta foi mantida num local fixo, à temperatura ambiente e protegida do sol.
Os seres unicelulares são seres vivos constituídos por uma só célula. Podem ser células procarióticas, como as bactérias, ou eucarióticas, como a amiba.
Os protozoários são protistas unicelulares, a muitos dos quais falta a parede celular, têm alimentação por ingestão ou absorção de moléculas orgânicas e deslocam-se livremente. Existem mais de 40 000 espécies de protozoários a viver na água, misturados no solo e no interior de outros organismos.
As algas constituem um grupo diversificado de organismos procarióticos (algas azuis) e eucarióticos (algas verdes) com características comuns. Ocorrem em habitats variados como ambientes aquáticos, de água doce ou salgada, até mesmo em desertos. Podem estabelecer relações de simbiose com outros organismos (líquenes).
Ilustração 1 Exemplos de seres do Reino Protista (protozoários e algas) presentes numa infusão
Ilustração 1 Exemplos de seres do Reino Protista (protozoários e algas) presentes numa infusão
De um modo geral, as células não são visíveis aos nossos olhos (olho nu) devido às suas reduzidas dimensões, geralmente entre os 10 e 20 micrómetros; ou seja, se 1µm = 0,001 mm, as células