trabalho farmacologia
Substancias químicas, definidas ou não, produzidas por micro-organismo vivos, com a propriedade de inibir o crescimento de micro-organismo vivos, com os patogênicos ou eventualmente, destruir- lós . Os antibióticos atuam principalmente contra bactérias. Pode por diversos mecanismo de ação , serem bacteriosalicos (inibição crescimento de bactérias) ou bactericidas (destruição).
Amoxilina
Apresentação:
Cápsulas de 250 MG , ou 500 MG, comprimidos de 500 MG , 750 MG solúveis . 875 MG ou 1 g. frascos de 45 MG
Propriedades
Aminopenicilina que atua durante a multiplicação bacteriana.
Farmacocinética
Uso VO , IM, IV. Nível de sanguíneos 1-2 ½ hora.
Indicação
Infecções sistema, aguda e crônica do trato respiratório causadas por organismo Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis VO, IM ou IV (adulto 500-1000 MG/dia, 8/8 horas. VO, IM ou iV (crianças) 25-20 MG /kg/dia, divididos em 3 doses.
Contra indicação
Hipersensibilidade – use cuidadosamente em pacientes alérgicos e outras drogas.
Reações adversas
Dermatologicamente eritema maculo popular, urticaria, GI: náuseas, vômitos, diarreia.
Hematológicas: anemia, tombocitopevia, eosinofilia, eucopenia.
Outras: choque anafilático.
Interações
Aloperinol maior risco de eritema maculo popular.
Cuidado de enfermagem
Instrua o paciente a tomar a medicação conforme recomendado e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do medico, ainda que melhore.
A resposta terapêutica geralmente pode ser observada dentro de 3 dias, após o inicio do tratamento, mas diante a falta de resposta ou se não houver qualquer melhora da infecção, comunique imediatamente ao medico e realize testes de cultura para sensibilidade.
Informe ao paciente as reações adversas mais frequentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, principalmente rash , febre e diarreia como também aquelas incomuns ou intoleráveis, o medico devera ser comunicado imediatamente.