organica
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – FACET
ATIVIDADE 1: NATUREZA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
PROPRIEDADES FÍSICAS
Disciplina: Química Orgânica I Turma: Química
Data do experimento: 11/12/2012 Data da entrega: 18/12/2012
Professor: Rodrigo Moreira Verly
Autores:
Karla Cristiane Gomes Pena
Diamantina
2º semestre/2012
OBJETIVO: Observar as diferenças físicas entre substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.
INTRODUÇÃO:
A partir do desenvolvimento da mecânica quântica, compreendeu-se a relação entre as propriedades químicas dos elementos e a sua estrutura eletrônica. A ligação química, sendo a interação entre dois átomos ou grupos de átomos, está intimamente ligada ao rearranjo da estrutura eletrônica.
Os átomos se combinam entre si para dar substâncias de menor energia, mais estáveis, tendo propriedades diferentes dos átomos que contêm. Existem três mecanismos possíveis para alcançar, via formação de ligações químicas, uma situação termodinamicamente mais estável que aquela de átomos ou íons isolados.
Uma ligação iônica é consequência da atração eletrostática entre íons com cargas opostas. Se um elemento é formado de um cátion e um ânion, a ligação iônica depende principalmente, da diferença de eletronegatividades entre os íons.
Ligações covalentes é caracterizada pelo compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos vizinhos, que unidos, podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Quando este compartilhamento é equivalente para ambos os átomos, não há densidade eletrônica ao redor da molécula e a ligação é dita apolar. Quando a diferença de eletronegatividade é considerável, a densidade eletrônica é desigual na molécula e a ligação é denominada ligação covalente polar.
Cada tipo de ligação química pode levar a substâncias com propriedades físicas e químicas bem