orelhas
A orelha ou ouvido significa, um aparelho auditivo, que faz parte do corpo humano e animais. A orelha pode ser compreendida, em ouvido interno e ouvido externo. O ouvido interno é composto pela cóclea e pelo aparato vestibular. E o ouvido externo (ou orelha externa) é composto de duas partes: O pavilhão auditivo, também conhecido como orelha e o conduto auditivo externo. Para os animais a audição é não só um meio de escutar sons, mais como utilizar na caça e na fuga este meio de audição.
Tradicionalmente, dá-se o nome de orelha (do latim:auricula) ou pavilhão auricular (ou pavilhão auditivo externo ou ainda ouvido) parte externa cartilaginosa do aparelho auditivo, ligada diretamente ao canal do ouvido externo. No Brasil, orelha é o termo adotado para todo o aparelho auditivo.
Nos seres humanos, as orelhas possuem arquitetura complexa, mas são relativamente menores que em outros grandes primatas, como o chimpanzé, e raramente possuem capacidade de movimento.
Muitas culturas utilizam a orelha como chamariz, prendendo adornos de pedra, metal, ou outros materiais à sua cartilagem. Em algumas comunidades, a laceração do lóbulo da orelha é um símbolo de status, e quanto maior o buraco (aberto e ampliado por objetos como discos, ou pesos), mais alta é a posição do indivíduo na sociedade.
De maneira geral, o lóbulo da orelha, bem como sua curva superior, são apontadas como zonas erógenas.
Fisiologia do ouvido (ou orelha) humano
O ouvido ou orelha humana normal pode distinguir cerca de 400.000 sons diferentes, alguns fracos o suficiente para mover a membrana timpânica tão pouco quanto um décimo da molécula de hidrogênio. O ouvido humano registra sons que vão desde 20 Hz (Hertz) até 20000 Hz.
Um exemplo dessa propriedade é que uma pessoa pode ouvir desde o som de um mosquito numa tarde silenciosa de verão ou de um avião ajato que aparece a voar no céu. Aqui estão dois sons diferentes