ordenançao
Princípio: selecione o menor elemento do vetor e troque-o com o item que está na primeira posição do vetor. Repita estas duas operações com os n-1 itens restantes, depois com os n-2 itens, até que reste apenas um elemento.
Exemplo: 1 2 3 4 5 6
Chaves Inicias: O R D E N A I=2 A R D E N O I=3 A D R E N O I=4 A D E R N O I=5 A D E N R O I=6 A D E N O R
Algoritimo:
Em condições normais, com chaves do tamanho de uma palavra, este método é bastante interessante para arquivos com até 1000 registros; Aspecto negativo: o fato de o arquivo já estar parcialmente ordenado não reduz em nada o custo da ordenação.
Ordenação por Inserção
Neste método, a seqüência a ser ordenada é varrida a partir da posição 2, e cada item apanhado na seqüência é inserido no seu lugar apropriado em relação aos itens anteriores da seqüência; A colocação do item no seu lugar apropriado na seqüência destino é realizada movendo-se os itens com chaves maiores para a direita e então inserindo o item na posição deixada vazia.
Exemplo: 1 2 3 4 5 6
Chaves Inicias: O R D E N A I=2 O R D E N A I=3 D O R E N A I=4 D E O R N A I=5 D E N O R A I=6 A D E N O R
O método de inserção é adequado para os casos em que as informações já estão “quase” ordenadas, pois neste caso seu custo é muito baixo; É também um bom método quando se deseja adicionar uns poucos itens à uma seqüência já ordenada
Ordenação por Troca
Este método permuta sistematicamente pares de elementos que estão fora de ordem até que não haja mais pares não-ordenados; Estratégia bolha, ou bubblesort: consiste em “borbulhar” o maior elemento para o