Ordenando as ideias - resumo e trabalho pronto
O escritor sugere que se tem um ponto inicial de partida e um ponto de chegada e uma trajetória a ser cumprida, quando se escreve um texto. Para se sair bem é conceber e desenvolver essa trajetória adequadamente. Destinado a quem deseja melhorar sua redação.
O principal objetivo é ensinar a ordenar o pensamento na hora da escrita, para se ter coesão, clareza entre outros aspectos que são necessários, selecionar palavras certas para o texto, confeccionar um texto bem redigido, diversificar a estrutura textual, oportunizando ao leitor facilidade na hora da escrita, dividido em algumas partes importantes: do anúncio, do tema onde é abordado que se precisa pensar no assunto antes de escrever, a função da introdução mostrando elementos bons em uma boa introdução, indicar as idéias centrais; desenvolvimento do texto, desenvolver por partes, decomposição como condição da compreensão, quantidades de partes sendo duas no máximo três e por fim o resumo; desfecho de todo o assunto comentando, feito na conclusão relatando brevemente. Com isso o autor busca resolver o problema da escrita, de se escrever um bom texto.
O livro tem como palavras destacadas; ordenar, idéias e planos. O autor coloca alguns argumentos para se escrever bem:
1- A arte de se comunicar bem está na clareza das idéias bem ordenadas.
2- Escrever bem não é um dom de escritores e sim resultados de esforços exercidos por eles.
3- Se não planejar antes de escrever, pode-se perder o rumo do que esta sendo escrito.
4- Deve-se conhecer bem o assunto ao qual se vai escrever.
5- Palavras de uma ordem de um nexo, palavras precisam ser pensadas antes de falar, para que se possa ter uma boa comunicação.
Basicamente o livro diz que tem que fazer uma introdução, um desenvolvimento, e uma conclusão.
CAPÍTULO 2 O RESUMO MARCANTE
A conclusão é o ponto de chegada. Como a introdução é o ponto de partida. Concluir é responder. Responder em