adm e suas variaveis
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
A administração e suas variáveis no decorrer da história, envolve-se o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. Iniciou-se num tempo muito remoto, aproximadamente 5.000 a.c, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam a melhor maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
No Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma publica sistemática e organizada. Em seguida, na China 500 a.c. houve a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a constituição de Chow.
Apontam-se outras raízes históricas. Como as instituições otomanas, os prelados católicos. Na Alemanha e na Austria, de 1550 a 1700 com os fiscalistas e cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses. Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: A igreja católica romana e as organizações militares.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e politicas, chamando-se de Revolução Industrial.
Ao final desse período o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a suas consequências: crescimento acelerado e desorganização das empresas e a