Plano de negocio
DISCIPLINA: Anal. de Custos
ÍNDICE
1 – Principais OBJETIVOS da apuração dos custos; 2 – Principais USUÁRIOS da Contabilidade de Custos; 3 – TERMINOLOGIA em Contabilidade de Custos; 4 – DIFERENÇA entre DESPESA e CUSTO; 5 – CUSTOS e DESPESAS na D. R. E.; 6 – CLASSIFICAÇÕES e NOMENCLATURAS de CUSTOS; 7 – CUSTOS INDUSTRIAIS na D.R.E.
Principais OBJETIVOS da apuração dos custos
a) IDENTIFICAÇÃO dos GASTOS nos diversos departamentos –
Identificar o responsável pelo gasto, facilitando o controle gerencial e a elaboração dos orçamentos. b)Atendimento de EXIGÊNCIAS CONTÁBEIS e FISCAIS – Atender a legislação societária (contábil / comercial) que determina que todos os custos sejam computados ao custo dos produtos (custeio por absorção); Atender a legislação tributária que determina procedimento de apuração dos custos baseada em um sistema com regras próprias e integrado com a contabilidade.
OBS. O não atendimento dessas regras implica no ARBITRAMENTO dos estoques
LUCRO.
c)CONTROLE dos custos –
Conhecer os custos para compará-los com o padrão planejado, visando subsidiar procedimentos para gestão de produtos ou departamentos. d)OTIMIZAÇÃO dos processos PRODUTIVO e de RESULTADOS – Identificar a lucratividade de cada produto / departamento. Identificar e eliminar desperdícios que oneram o custo de produção e reduzem a lucratividade (custeio por atividade agregam ou não valores).
1
Adm. de Empresas
DISCIPLINA: Anal. de Custos
TERMINOLOGIA
a) Desembolso – Pagamento resultante da aquisição de bem ou serviço (Saída de dinheiro do CX. / Bcº p/ terceiros).
b) Gasto c) d) e) f)
– Compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso). Investimento – Gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Despesas – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado nas áreas Adm;