A linguagem
Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e linguagem verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras (verbum, em latim).
Mas, além dessa, há outras formas de linguagem, como a pintura, a mímica, a dança, a música e outras mais. Com efeito, por meio dessas atividades, o homem também representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Tanto a linguagem verbal quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos, com a diferença de que, na primeira, os signos são constituídos dos sons da língua (por exemplo, mesa, fada, árvore), ao passo que nas outras exploram-se outros signos,como as formas, a cor, os gestos, os sons musicais, etc.
Em todos os tipos de linguagem, os signos são combinados entre si, de acordo com certas leis, obedecendo a mecanismos de organização.
A Variação Linguística no Dia a Dia
Uma língua pode ser falada e escrita de maneiras distintas, recebendo o nome de “variedades lingüísticas”, apresentadas de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
Pode ser causada por fatores externos à língua, como por exemplo, uma pessoa que mora na região sul do Brasil fala diferente de uma que mora na região nordeste, assim como, as pessoas que são de classes sociais diferentes também falam de maneira distinta, de acordo com seu status.
A língua pode sofrer variação de acordo com a situação em que é empregada, a região em que é utilizada, o grau de escolaridade do falante, a intenção de quem a utiliza, a quem se destina a mensagem e a condição social de quem faz uso da língua.
A variedade pode acontecer por traços lingüísticos, seja a pessoa falar de acordo com seus hábitos, grupos ou modo de