Ordem mantodea
Ordem MANTODEA
112
146. C aracteres. - O s Mantideos são bem conhecidos pelo nome de "louva-deus", devido a atitude característica que tomam quando pousados e que lembra a de uma pessoa ajoelhada em oração.
Pernas
anteriores raptorias. Corpo, na maioria das especies, alongado e um tanto achatado; em alguinas, porém, linear ou bacilar, como nos Phasmideos ( Ahgela, Brunneria, e tc.). No Brasil as maiores especies dos generos S tagmatoptera e Z oolea, q uasi atingem a 1 decimetro e as menores, dos generos C haeteessa e M antoidea, p ouco excedem de 1 centímetro de comprimento. Desenvolvem-se por paurometabolia. 1 47. A natomia externa. - C abeça, v ista de perfil, comprimida; vista de face, triangular ou subpentagonal; em geral bem descoberta, articulando-se livremente com o protorax, daí se apresentar extraordinariamente movel.
Em
repouso com a face verticalmente disposta. Acima do labrum um escudo facial mais ou menos saliente. Olhos grandes, hemisfericos; em algumas especies prolongados para cima e para fóra em saliencia cornea mais ou menos pontuda (fig. 116). Ocelos (3) bem desenvolvidos, situados numa elevação entre os olhos, acima da inserção das antenas; em algumas especies ficam assestados em protuberancias ou processos mais ou me-
112
Gr.
m antis.
p rofeta.
252
INSETOS DO BRASIL
n os salientes. Antenas inseridas na fronte, setaceas ou filiform e s , m u l t i s e g m e n t a d a s ; n o s m a c h o s de v a r i a s e s p e c i e s c u r t a s e s erradas ou pectinadas. Em geral elas são mais curtas que o corpo nas femeas e tão ou mais longas nos machos. Apar elho bucal mandibulado hipognato, semelhante ao dos demais insectos ortopteroides.
F i g . 115 S t a g m a t o p t e r a precaria (Linne, reduzido do tamanho natural (De P a l i s o t . t . 12, fig. 1)
1758), um
Ins. Afr.
pouco
Amér.,
T orax - P rotorax, em quasi todas as especies, muito mais longo que largo,