Para estudantes de Entomologia
INSETOS:
Os insetos devem estar mortos e SECOS. A numeração das agulhas fica a critério de vocês, mas deve-se usar o bom-senso e definir insetos grandes com agulhas grandes, insetos pequenos com agulhas pequenas e os pequenos que não são possíveis de afinetar fazer dupla montagem.
INSETO
LADO ALFINETAGEM
Coleoptera
Lado direito, entre o 2° e o 3° par de pernas
Lepidoptera
No meio do tórax, na mesma direção do ângulo de 90° da asa anterior
Hemiptera
No centro do escutelo
Orthoptera
Lado direito, entre o 1°e 2° par de patas, o importante é que o alfinete passe pelo protórax no qual há uma estrutura evidente abaixo da cabeça
Hymenoptera
Lado direito, entre 1° e 2° par de pernas
Blattodea
Lado direito, entre 1° e 2° par de pernas
Odonata
No meio do tórax
Diptera
Lado direito, entre 1° e 2°par de pernas
Thysanoptera
Solução conservadora (álcool 70%)
Mantodea
Entre o 2° e 3° par de pernas
Neuroptera*
Alfinetagem deve ser feita no lado direito do mesotórax.
Dermaptera
Lado direito, entre 2° e 3° par de patas
Isoptera
Solução conservadora (álcool 70%)
Obs:
- As antenas grandes devem acompanhar o sentido do corpo, antena de lepidoptera deve ficar em formato de V seguindo as asas já arrumadas em 90°;
- Os tarsos devem ficar evidentes na secagem;
- A intenção da secagem é que os insetos fiquem, o mais próximo possível, na sua posição no ambiente. Então é bom dar atenção ao Mantodea, pois o 1° par deve ficar como se fosse atacar .
- Triângulo: Coloque o inseto sobre um pedaço de isopor, "estique" o corpo e as pernas, de forma que não fique enrolado e possamos visualizar as pernas, deixe secar por ± 1 hora, cole o inseto, mais na ponta possível, o inseto não pode ficar sobre o triangulo, só o “ladinho” no seu lado DIREITO.
ETIQUETAS:
Em cada afinete só será permitido 2 etiquetas e o inseto, 2 etiquetas e o triângulo e em caso de potinho com solução de conserva a etiqueta é escrita a LÁPIS.
1ª