APARELHO BUCAL ORTHOPTERA
6433 palavras
26 páginas
APARELHO BUCAL DIPTERADiptera - moscas, mosquitos, pernilongos, borrachudos
Nome: Di (duas) + ptera ( asas)
Situação: 12% da classe, com mais de 90 mil espécies descritas.
Características: 1º par de asas normais e o 2º par atrofiado e modificado em haltere ou balancim.
Hábito Alimentar: Ordem de importância médica, sendo muitos de seus membros transmissores de doenças, por serem: hematófagos, alguns pragas agrícolas, minadores de folhas e alimentarem-se de outras partes da planta. Por outro lado, muitos dípteros são predadores ou parasitas ( inimigos naturais) de diversos insetos nocivos, outros auxiliam na polinização (apenas sugam o néctar) e outros são inimigos de plantas daninhas (minadores).
Montagem: Insetos de corpo duro, montados em alfinetes entomológicos ou quando muito pequenos, em dupla montagem. Alfinetagem pode ser na parte interna, direita, do mesotórax.
Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa e adulto.
Aparelho bucal funcional
Tetraqueta - 4 estiletes (2 mandíbulas e 2 maxilas). É encontrado nos percevejos, cigarras, cigarrinhas, pulgões, etc. (Hemiptera). O rostro ou bico é segmentado e pode dobrar-se para cima durante a penetração dos estiletes. Na parte interna do lábio, as maxilas justapostas formam um canal alimentar e um canal salivar. Triqueta - 3 estiletes. Ocorre em pulgas, onde os estiletes perfurantes são representados pela epifaringe prolongada e pelas lacínias das maxilas. Nos piolhos sugadores (hematófagos - ordem Phthiraptera: Anoplura) também há três estiletes, mas a sua homologia com as peças bucais de outros insetos sugadores é difícil de estabelecer; o estilete dorsal é provavelmente o resultado da fusão das maxilas; o estilete intermediário é afilado e contém o canal salivar, possivelmente representado pela hipofaringe; o estilete ventral é a principal peça perfurante e é provavelmente o lábio, em forma de canalete. Nos tripes (ordem Thysanoptera) também