Orações subordinadas (semi - completo)
Orações Subordinadas
Aluno:
Série:
2012
Introdução
Oração principal é sempre incompleta, falta uma função sintática, e nela se encaixa uma subordinada. Oração subordinada é aquela que se encaixa em uma oração anterior, desempenhando alguma função sintática que falta na principal.
Ex.: É bom que você estude mais. Oração principal oração subordinada
No exemplo acima temos um período composto, pois é formado por duas orações. A segunda oração está encaixada na primeira, funcionando como sujeito. Podemos dizer que a primeira é a principal e a segunda é a subordinada.
Existem três tipos de orações subordinadas:
1. Substantivas: são aquelas que desempenham as funções sintáticas próprias do substantivo. 2. Adjetivas: são aquelas que desempenham as funções próprias do adjetivo. 3. Adverbiais: são aquelas que desempenham as funções próprias do advérbio.
Desenvolvimento * Orações subordinadas substantivas:
1ª. Subjetivas: São aquelas que exercem a função de sujeito em relação a outra oração. Ex:
Importa estudar continuamente Sabe-se que a situação econômico-financeira ainda vai ficar pior. Convém que não saias da classe. Facilita encontrar o sujeito de uma oração interrogar o verbo da oração:
Importa o que?; O que se sabe?; O que convém?
2ª. Objetivas diretas: São aquelas que exercem a função de objeto direto de outra oração. Ex:
Informamos que os alunos sairão pela porta dos fundos. Amaral não sabia como realizar o sorteio.
Olha como tudo terminou bem! Observa-se que o objeto direto é identificado da seguinte maneira: quem confia, confia em alguma coisa; quem sabe, sabe de alguma coisa; quem espera, espera alguma coisa; e assim por diante.
3ª. Objetivas indiretas: São aquelas que exercem a função de objeto indireto de outra oração, isto é, ligam-se à oração principal mediante preposição. Ex: