Introducao a filisofia
1. Objetivos.
1.1 Gerais:
Apreender a Filosofia como um dos mais relevates ramos do conhecimento humano, necessária para o despertar da busca pelo conhecimento, valorizando-a e comprreendendo-a em suas distintas concepções, especialmente suas fortes influências para o desenvolvimento da Filosofia Jurídica que, por sua vez, buscará o desenvolvimento do senso crítico, reflexivo e transformador para a melhor compreensão da Ciência do Direito.
1.2 Específicos:
De modo específico, possibilitar a compreensão das principais escolas do pensamento filosófico em sua vertente clássica e atual, especificadamente com relação às questões ao conhecimento da ética e da justiça para a mais adequada compreensçao do fenômeno jurídico na sociedade contemporânea. Capacitar os alunos para: a) a análise e conhecimento das diversas escolas de pensamento e pensadores que se dedicaram ao desenvolvimento da filosofia; b) as peculiaridades de cada movimento filosófico; c) conhecimento e distinção dos principais teorias e princípios em torno da idéia de lei, direito e justiça; d) comprensão das mais atualizadas teorias a respeito da justiça em uma sociedade comunitarista; e) análise dos princípios da dignidade da pessoa humana, liberdade e igualdade; f) desenvolver a visão crítica, por meio da reflexação filosófica acerca das principais escolas do pensamento jurídico: juspositivismo e jusnaturalismo e suas diversas vertentes.
2. Ementa (Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Fafran).
Ementa: Importância e sentido geral da reflexão filosófica. O que é Filosofia e para que serve. Filosofia antiga: oriente e ocidente. Filosofia grega. Filosofia medieval cristã, árabe e judaica. Filosofia moderna: Racionalismo, empirismo, idealismo. Filosofia contemporânea. Filosofia da vida, Filosofia da fenomenologia, Filosofia da existência, Filosofia pragmatista, Filosofia da linguagem. Filosofia da práxis.
3. Avaliações.
A aprendizagem