Portugues para concursos
APOSTILA DE PORTUGUÊS
FONÉTICA
Fonética é o estudo dos fonemas. Através dela estudamos o modo como são produzidos os sons, as suas modificações e as influências que recebem. A Fonética pode ser descritiva, histórica e sintática. A Fonética Descritiva trata da formação e classificação dos fonemas. A Fonética Histórica trata das modificações que sofrem os fonemas através do tempo, em fases sucessivas. A Fonética Sintática trata das modificações, que sofrem os fonemas de muitas palavras por influência de outras dentro da frase. Letra é a representação escrita do fonema. Uma letra pode representar um som ou uma série de sons.
FONEMAS
Fonema é o som da voz humana que entra na formação das palavras. Os fonemas compreendem as vogais e as consoantes. Não devemos confundir os fonemas com as letras das palavras. Fonema é a menor unidade sonora distintiva de uma língua. Ex.: Nascer - 6 letras e 5 fonemas (O SC REPRESENTA UM ÚNICO FONEMA) Exceção - 7 letras e 6 fonemas (O XC representa um único som) etc. Fonema é som; letra é a representação gráfica.
VOGAIS
Vogais são fonemas que saem livremente pelo tubo vocal. São verdadeiros sons musicais. Tubo Vocal (ou Canal Bucal) é o espaço compreendido entre a laringe e os lábios.
Classificam-se as vogais: A) Quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, isto é, quanto à ressonância, em: a) orais, formadas com o véu palatino levantado, saindo o ar somente pela boca: a, e, i, o, u; b)nasais, formadas com o abaixamento do véu palatino, saindo o ar ela boca e pelo nariz: ~a, ~e, ~i, ~o, ~u, (= an, en. in, on, un).
B) Quanto ao timbre em: a) abertas: á, é, ó. Ex.: pá, café, cipó; b) fechadas: ê. ô. Ex.: Tietê, avô; c) reduzidas: a, e. o. Ex.: bela, cale, mimo. Obs.: As vogais ' e' e ' u' só se distinguem pela tonacidade, e não pelo timbre.
C) Quanto à zona de