Gestalt
Curso: Psicologia
Período: 8 noturno
Disciplina: Psicologia Inclusiva
Profa
Acadêmicas
ESTUDO DE CASO- AVALIAÇÃO PSICOLOGICA
Daniel, sexo masculino, solteiro, com aproximadamente 21 anos de idade, reside sozinho e possui autonomia na realização de suas atividades da vida diária. Pais separados e residem em outra cidade mantendo pouco contato com o mesmo. Daniel exerce atividades laborais remuneradas e não remuneradas, contudo depende financeiramente do pai para sua subsistência. No âmbito do trabalho apresenta um bom relacionamento interpessoal. No contexto escolar o que é apresentado é que não possui uma rede social ampla em que suas relações de amizade se restringem à amiga/namorada Carla. Apresenta dificuldades de aprendizagem a qual é evidenciada em sua fala quando relata que sempre foi aprovado por atingir a idade, mas não por mérito próprio.
Planejamento:
Entrevista/anamnese com Daniel Neste momento busca-se criar vinculo com o paciente e conhecer sua história e queixas.
De acordo com Ocampo, Arzeno, Piccolo e Cols (2009) na entrevista inicial é o momento em que podemos propor ao paciente a liberdade para expressar-se em relação ao seu problema, em que o psicólogo faz a escuta e ao final tenta preencher algumas lacunas que ficaram abertas na fala do paciente, porém a entrevista terá três fases: no primeiro momento apresentação e elucidar sobre o papel do psicólogo, o segundo instante deixar de forma espontânea que o paciente transmita informações sobre o motivo de sua consulta, e ao final preencher os espaços que ficaram abertos na fala do paciente.
Entrevista/anamnese com os pais do paciente
Com o objetivo de conhecer mais detalhes sobre a história do paciente bem como as suas relações e vínculos no âmbito familiar e social o contato com os pais é fundamental, pois os mesmos poderão trazer informações não reveladas pelo paciente. A entrevista inicial e anamnese, têm como foco