Projeto reciclar
PROJETO AMBIENTAL
RECICLAR É UM ATO DE AMOR À VIDA
LUCAS DO RIO VERDE- MT
2007
Considerações: A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável. Mas a lata de lixo não é um desintegrador mágico de matéria ! O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção. Como? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença. A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.
Individualmente responsável. Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em qualquer lugar como : parques, estradas, córregos, rios, lagos e outros locais públicos, afetando a qualidade da água e poluindo o meio ambiente. Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes, pode acumular água e causar doenças. Demonstra falta de educação. O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças. Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a qualidade do ambiente melhore a cada dia.
Justificativa: Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida, ou seja, a questão ambiental, que afeta a todos, porem com conseqüência desiguais para os diferentes grupos sociais. Na atual situação que vivemos, não basta somente que os alunos sejam nota 10 nas provas, mas é necessário que eles percebam a extensão das ações impensadas que provocam danos ao meio ambiente e sintam-se responsáveis pelo mundo em que vivem. Sabemos também que não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os