Oração
Ácidos e Bases
Deslocando os Prótons
Uma enzima (um catalisador biológico) chamada anidrase carbônica regula a acidez (ou pH) do sangue e as condições fisiológicas relacionadas ao pH do sangue. A reação que a anidrase carbônica catalisa é a seguinte:
[pic]
A velocidade com que alguém respira, por exemplo, é influenciada por sua acidez relativa do sangue. Alpinistas quando escalam altas altitudes às vezes ingerem uma droga chamada Diamox (acetazolamida) para impedir náuseas causadas pela altitude. Diamox inibe a anidrase carbônica, e esta, por sua vez, aumenta a acidez do sangue. Este aumento da acidez do sangue estimula a respiração e, desse modo, diminui a probabilidade de náuseas causadas pela altitude.
A reação global citada é claramente uma reação ácido-base porque ácidos e bases aparecem nela. Os detalhes de como a anidrase carbônica catalisa essa reação (o mecanismo da reação) também requerem etapas de ácido-base que ocorre dentro da enzima. Por enquanto, é suficiente dizer que essas etapas no mecanismo envolvem duas definições operacionais da química de ácido-base. Uma é a definição de Bronsted-Lowry de ácidos e bases, e a outra a definição de Lewis. Neste capitulo, consideraremos ambas as definições, e você verá que ambas são essenciais para uma compreensão da química orgânica e biológica.
Uma Introdução ás Reações Orgânicas:
Ácidos e Bases
1 – Reações e seus Mecanismos 2 A – Homólise e Heterólise de Ligações Covalentes 3
2 – Reações Ácido-Base 3 A – Definição de Bronsted-Lowry de Ácidos e Bases 3 B – Definição de Lewis de Ácidos e Bases 4
3 – Heterólise de Ligações do Carbono: Carbocátions e Carbânions 4
4 – Uso de Setas Curvas na Ilustração de Reações 5
5 – A Força dos Ácidos e Bases: Ka e pKa 5 A – A Constante de Acidez, Ka 5 B – Acidez e pKa 6 C – Prevendo a Força das Bases 6
6 – Previsão do Resultado das Reações Ácido-Base 6
7 – Relação entre Estrutura e