Oração aos moços
2) Quais os valores que o autor destaca dentro do texto e por quê? R: Honestidade, ousadia, perdão, confiança, fé, perseverança, ética e faz indiretas aos formandos a não se deixarem corromper por poder e dar privilegio a justiça, a igualdade em sociedade.
3) Descreva a linguagem e quais funções da linguagem o autor utilizou no texto: R: Rui Barbosa utiliza a as funções emotiva e conotativa e a norma culta da língua em seu discurso.
4) Qual a condição básica, segundo Rui Barbosa, para que o profissional de qualquer área tenha sucesso em sua profissão? R: De acordo com o autor a condição básica para se ter sucesso é ter gosto pelo que se faz, ter fé em Deus, defender a pátria, ser ousado, e se doar ao trabalho.
5) Qual a condição básica, segundo Rui Barbosa, para que o profissional do Direito desempenhe sua função adequadamente? R: A condição básica segundo o autor é não se negar ao trabalho, honrando a vocação e estando disposto a ajudar a quem merece ser ajudado.
6) Qual a grande lição deixada por Rui Barbosa em 1920 e que pode perfeitamente ser aplicada hoje, 93 anos depois? R: A lição deixada por Rui Barbosa, é a em questão da igualdade. Pode ser aplicada hoje devido a grande diferença social que nos encontramos.
7) Estabeleça relações (mínimo quatro) entre a realidade do Direito hoje, e a realidade da época em que o discurso de Rui Barbosa foi lido por Reinaldo Porchat, justificando-as: R: 1: A corrupção, algo que já existia na época do autor, ao qual ele deixava