oração aos moços
Ruy Barbosa de Oliveira, foi um brasileiro, nascido na bahia em 05 de novembro de 1849 e morreu em 1 de março de 1923 no Rio de janeiro com 73 anos. Foi jurista,político, escritor, filólogo, tradutor e orador, foi um dos nomes mais brilhantes de sua época, foi ele um dos organizadores da República, atuou na defesa do federalismo e abolicionismo.
Foi o primeiro ministro da fazenda, destacou-se também como jornalista e advogado, foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência da República, como orador e estudioso da língua portuguesa foi fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente entre 1908 e 1919.
Em 1907 em Haia, defendeu os princípios da igualdade dos estados,e com sua atuação teve seu apelido de “O Águia de Haia” .Rui teve um papel decisivo na entrada do brasil na primeira guerra mundial e já no fim de sua vida foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, mas que recusou. “Oração aos moços”
Foi escrito em 1921, para homenagear a turma da Faculdade de direito de São Paulo, onde ele foi convidado para ser paraninfo, mas que por motivo de doença não pode estar presente.
Uma oração rica em princípios éticos, de lição de vida, para os mais novos futuros advogados ou magistrados. Defende os princípios de igualdade ,usou dessa frase” tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade na medida em que se desigualam,que é na desigualde natural é que se acha a verdadeira lei da igualdade que a lei deve ser aplicada a todos, desde os mendigos até os mais poderosos, mesmo sabendo que a lei não privilegia a maioria e sim a minoria.
Alerta-os que não há nada igual nesse mundo, que cada um tem sua próprias características que deve ser observado pelo advogado, para assim defender os interesses de seus clientes. E que sem esforços não se consegue nada na vida, que