Oratória TIPOS DE ARGUMENTOS
CONCEITO
EXEMPLO
CONSENSO
Utilizar proposições aceitas como verdadeiras em uma determinada época, trazendo mais confiança dos ouvintes/leitores.
* “A educação é a base para o desenvolvimento.”
** “O desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez mais exagerado dos humanos são os grandes responsáveis por tornar o mundo cada dia mais poluído. A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes.”
AUTORIDADE
Citar especialistas sobre o assunto no caso, dando mais credibilidade no tema debatido.
* “Como já dizia Zé da mesa...”
** “No mês passado, uma garrafa de Porto Ferreira Vintage 1815 foi leiloada (...) na Torre de Londres, parte das comemorações pelos 200 anos da batalha de Waterloo. Atingiu o preço de 6.800 euros (R$ 23.810). “Muito barato”, segundo Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), que esteve no Brasil para promover os vinhos da região.
COMPETENCIA LINGUISTICA
Utilizar-se da norma culta a fim de impressionar. Pontuação, vocabulário técnico, enfim uma linguagem mais cuidadosa e correta. Sempre lembrando qual o grupo de pessoas a que é dirigido o discurso.
* “Prosopopéia flácida para acalentar bovinos.”
** “A Corte Regional apreciou detalhadamente a lide submetida a exame, atendo-se aos limites processuais admitidos pelo ordenamento jurídico pátrio, decidindo-a de modo desfavorável à reclamante, mas que não se confunde com negativa de prestação jurisdicional, eis que regularmente fundamentado o decisum .”
PROVA CONCRETA
Quando citamos provas produzidas por especialistas, que por ser de domínio de quem produziu é uma prova inquestionável.
* “Conforme dados estatísticos do IBGE...”
** “Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira(2),o cachorro é, de fato, o melhor amigo do homem (e da mulher). Em 44,3% dos domicílios brasileiros há pelo menos um cachorro, com um total