Oralidade no ensino de língua portugues
LETRAS/ HABILITAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Tatuapé N1B – 1º Semestre
PROJETO ESCOLAR CONTEMPLANDO A ORALIDADE DO EDUCANDO COM A TEMÁTICA SOBRE DROGAS
JOYCE DE SANTANA BOMFIM
ISAÍAS M. DO NASCIMENTO
THAÍS MARQUES OLÍMPIO
São Paulo 2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
LETRAS/ HABILITAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Tatuapé N1B – 1º Semestre
PROJETO ESCOLAR CONTEMPLANDO A ORALIDADE DO EDUCANDO COM A TEMÁTICA SOBRE DROGAS
São Paulo
2014
RESUMO
Este projeto foi elaborado considerando os eixos norteadores da prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa de Irandé Antunes, a base principal deste projeto é contemplar a oralidade dos educandos através da temática sobre drogas. Refletimos em relação a conscientização do educando sobre as drogas e seus malefícios. Vivemos em uma realidade em que cada vez mais a escola é tomada por atos de violência e envolvimentos com entorpecentes.
É papel do educador levar o educando a refletir sobre o meio em que vive e modificar sua realidade, acreditamos que esse projeto contribuirá para livrar nossas crianças e adolescentes do mundo das drogas e conscientizar aqueles que tem ou já tiveram algum envolvimento com uso de qualquer que seja a substância entorpecente.
.
PALAVRAS-CHAVE: DROGAS. ORALIDADE. REFLEXÃO
SUMÁRIO
11
INTRODUÇÃO
Neste projeto abordaremos propostas pedagógicas sobre como contemplar a oralidade na escola, tendo em vista a perspectiva de que o educando é o sujeito ativo desse processo na construção do conhecimento. O professor deve intermediar de maneira didática os conteúdos em que envolvem o ensino da língua contemplando a reflexão durante o processo de aprendizagem dentro de um contexto significativo.
Para Possenti (1996:53) a escola deve se preocupar com o