Oralidade, escrita e linguagem
Introdução
Este trabalho nasce da vontade de estudar os capítulos de um livro para o Ensino Médio, no qual iremos refletir se é um livro conceituado para a série indicada. Isso será observado como futuros professores que somos, baseando nos conhecimentos que já tivemos e nos PCN’s que é a obra norteadora de todos os educadores. É uma oportunidade de explicitar nossas intenções ao compreender alguns capítulos desse livro.
O capítulo que fala sobre “Sobre a modernidade ou como ler um livro”, vem nos mostrar a necessidade de ler e entender o que está sendo lido. Não basta apenas pegar o livro ler, simplesmente por ler, temos que ter um olhar observador em tudo que lemos.
Desenvolvimento
O ensino de Língua Portuguesa tem a obrigação de possibilitar a atividade efetiva das pessoas na sociedade e essa atividade acontece através dos gêneros textuais que é os vários tipos de textos que existem porque as práticas sociais possibilitam a existência deles como foi dito na nossa webaula.
No texto lido é bem presente a ideia de que é preciso ler para conhecer, não apenas ler, mas também entender. É a leitura que abre novos horizontes, novas maneiras de ver e entender o mundo. Ao ler deve buscar não apenas o prazer de ler, mas principalmente o conhecimento. Quando se ler pela busca de conhecimento se descobre novas maneiras de aprender e também de ensinar. Deve valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos como diz os PCNs de Língua Portuguesa.
O autor do texto lido tem uma sabedoria imensa ao falar sobre