Or
O nome do país Moçambique era originalmente o nome dado apenas à ilha de Moçambique, junto à costa atual do país, que, por ser esse um dos pontos mais importantes e ricos culturalmente da região, acabou por abranger o seu significado a toda a região e, posteriormente, à colónia e ao país.
Quando Vasco da Gama chegou pela primeira vez a Moçambique, em 1497, já existiam entrepostos comerciais árabes e uma grande parte da população tinha aderido ao Islã.
Conta-se que ao fazer o primeiro aportamento nas terras moçambicanas, os portugueses a chamaram de ” Terras de Mussa ibn Bique” em homenagem ao seu governante, mas ao passar dos anos, como aconteceram em outras regiões do mundo colonizadas por europeus lusitanos, o nome da terra começou a ser simplificado para facilitar a pronuncia, então de Terras de Mussa ibn Bique, o lugar passou a se chamar apenas deMoçambique
O nome do país deriva da ilha com o mesmo nome - Ilha de Moçambique. Esta ilha da província de Nampula, localizada no norte do país, foi descoberta por Vasco da Gama em 1498.
Foi considerada pela UNESCO, em 1991, Património Mundial da Humanidade. A ilha pode ainda ser considerada como o berço da unidade territorial que constitui actualmente a nação moçambicana.
O nome de Moçambique parece ter provindo de Mussa-bin-Mbiki, filho do Sultão Bin-Mbiki, senhor que era da ilha, a que os Portugueses, quando ali aportaram, deram o nome de MOÇAMBIQUE.
Na época existiam no norte de Moçambique, duas comunidades relativamente bem organizadas: o Reino do Monomotapa e os Centros Suailis. Os primeiros haviam entrado numa fase de desintegração, com constantes guerras internas. Os segundos, ligados ao comércio marítimo, tinham localmente uma presença reduzida
De fato, acredita-se que o nome 'Moçambique' tem origem no nome do chefe árabe Musa al Big, que habitava na região norte do país. Em 1498, com a chegada dos portugueses, a influência comercial árabe começou a decair. E a partir de então,