OPU - TIPOS DE DESTILAÇÃO
Uma destilação pode ser conduzida de uma variedade de modos, cada um dos quais apresenta vantagens e desvantagens numa determinada situação partículas.
Observa-se, todavia, que os diversos modos de operar são modificações dos seguintes métodos que podem ser considerados fundamentais:
Destilação diferencial;
Destilação de equilíbrio;
Destilação por arraste;
Destilação fracionada;
Estes modos diferem um do outro pelo modo de conduzir a operação e pelo tipo de equipamento, porém todos estão baseados no mesmo principio: o vapor produzido por uma dada mistura liquida está geralmente mais concentrado no componente mais volátil do que no liquido.
Destilação diferencial:
Esta operação ,também conhecida como destilação de Raleigh ou destilação simples , é descontinua. A carga liquida é colocada no fervedor e aquecida até sua temperatura de ebulição. Imediatamente depois de produzido, o vapor formado é removido através de um condensador. Tanto o vapor, que se encontra enriquecido no componente mais volátil, como o liquido residual do fervedor podem ser o produto da operação.
A aparelhagem utilizada consta de um fervedor que vai vaporizando a carga ,e de um condensador. No laboratório esta operação é realizada num balão de vidro de pescoço curto no qual é adaptado o condensador.
Os cálculos relativos a este tipo de operação visam relacionar a quantidade de liquido que se encontra no fervedor num dado instante com sua composição. Como a operação é realizada em batelada, o regime é transiente.
Destilação de equilíbrio:
É também chamada destilação flash, podendo ser realizada em batelada ou em operação contínua. Este segundo modo de operar é mais frequente e será considerado a seguir. A alimentação liquida preaquecida é alimentada num tanque de expansão, no qual uma parte do liquido vaporiza. O vapor produzido e o liquido não-vaporizado são retirados continuamente do tanque logo que se formam. Para operação em regime