Tudo Sobre Biologia
(Gimnospermas)
1) Caracterize as Progimnospermas, salientando por quê esse grupo de plantas vasculares sem sementes são ancestrais das gimnospermas.
Os prováveis ancestrais das gimnospermas e angiospermas são os progimnospermas, um grupode plantas não - produtoras de sementes, que podem até Ter dado origem separadamente às pteridospermas e às samambaias. A ancestralidade das progimnospermas com as fanerógamas atuais se comprova pela presença de uma estrutura chamada câmbio vascular bifacial – em outras palavras, um tecido que produz xilema e floema secundário. Esse é um detalhe interessante, porque o câmbio vascular bifacial só existe nas plantas produtoras de sementes, ou seja, gimnospermas e angiospermas.
2) As novidades evolutivas que apareceram nas gimnospermas são: óvulo grãos-de-pólen polinização sementes
Defina cada uma dessas estruturas e comente sobre as vantagens evolutivas que cada uma trouxe para as plantas terrestres.
- Óvulo: megasporângio com integumento.
- Retenção do megásporo funcional dentro do óvulo e desenvolvimento do gametófito feminino ou saco embrionário dentro do megásporo retido.
- Grão-de-pólen: gametófito masculino imaturo dentro das paredes do micrósporo.
- Polinização: transporte dos grão-de-pólen.
- Formação do tubo polínico (gametófito masculino maduro com duas células ou núcleos espermáticos).
- Sementes.não envolvidas por frutos. As sementes são formadas por um tegumento, que as recobre, por uma reserva alimentar, o endosperma, e pelo embrião. porém a semente garante enorme proteção e alimentação ao embrião. A semente pode ser entendida como uma espécie de "fortaleza biológica", que abriga e protege o embrião contra desidratação, calor, frio e ação de certos parasitas.
Logo, não é necessária a presença de água para a fecundação, o que simboliza total independência do meio aquático.
3) O que são os cones ou estróbilos?
Os estróbilos são as estruturas