Hidrologia
HIDROLOGIA
INTRODUÇÃO
Definição:
Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas relacionada com toda a água da Terra.
Algumas áreas em que a Hidrologia, foi subdividida são as seguintes:
Hidrometeorologia - é a parte da ciência que trata da água na atmosfera;
Limnologia- refere-se ao estudo dos lagos e reservatórios artificiais;
Potamologia ou Fluviologia - trata do estudo dos rios;
Glaciologia ou Criologia - é a área da ciência relacionada com a neve e o gelo na natureza;
Hidrogeologia - é o campo científico que trata das águas subterrâneas.
A Hidrologia é uma ciência relativamente jovem e praticamente teve seu maior impulso de desenvolvimento no século XX, devido à necessidade das grandes obras hidráulicas.
As primeiras notícias sobre a preocupação dos homens com os fenômenos hidrológicos remontam ao Antigo Egipto, à
Mesopotâmia, à Índia e à China, há alguns milhares de anos antes de Cristo. Aproximadamente no ano 3000 a.C., os egípcios construíram no rio Nilo, a mais ou menos 30 quilômetros ao sul da atual cidade do Cairo, em alvenaria de pedra, com cerca de 100 metros de extensão e dez metros de altura, presumivelmente para abastecimento de água potável, finalidade rara entre as obras da época, com o objetivo de promover a irrigação das terras pelo aproveitamento das enchentes dos rios. Essas obras de engenharia hidráulica eram realizadas em bases totalmente empíricas; as que tinham um bom desempenho eram copiadas, as que sofriam desastres eram alteradas naquilo que se julgasse ser a causa do erro.
Ciclo Hidrológico
Apesar da maior parte da água do
Planeta está contida nos oceanos;
Está em contínuo movimento, em um ciclo cuja fonte principal de energia é o sol e cuja principal força atuante é a gravidade; A esta