Optativa de Formação
Trabalhar as primeiras notas indicada LÁ SI e DÓ.
Usar as articulações recomendadas.
Criar uma pequena canção de oito compassos usando apenas as notas LÁ SI e DÓ com acompanhamentos de percussão leves.
1)- O que é flauta doce? Qual a diferença entre flauta folclórica e flauta doce? Você conhecia as possibilidades performáticas da flauta doce? Você acredita na flauta doce como instrumento musicalizador? Apresente suas justificativas.
A flauta doce é um instrumento histórico, encontrado em vários formatos e orifícios desde antiguidade e muito usada por menestréis, saltibanca, travadores da idade média.
A diferença entre flauta folclóricas e as flauta doce, é que a flauta folclórica apresenta até seis furos e a flauta doce possui oito furos, isso é o que diferencia elas.
Eu não conhecia as possibilidades performáticas da flauta doce, e estou adorando estudar sobre ela, pois vou ter a oportunidade de usar tudo isso em sala de aula, ensinando os meus alunos um instrumento diferente.
Quando se fala em flauta doce, logo se pensa em um brinquedo para as crianças, em meu ponto de vista como educadora vejo que é um instrumento educativo e muito útil como um instrumento musicalizador principalmente na musicalização infantil. E também ela é ótima para se fazer uma boa música, ou seja, é um ótimo instrumento para se aperfeiçoar.
Nos anos 30 a flauta doce foi introduzida nas escolas como instrumento de iniciação musical na Europa, e posteriormente na América, passando assim a adquirir uma função educativa bastante marcante.
Eu acredito na flauta doce como instrumento musicalizador, e cem por cento educativo, como qualquer outro instrumento, como foi dito acima ela foi escolhida para ser usada nas escolas como o instrumento de inicialização musical, mas aqui no Brasil infelizmente não vemos isso,