maquete
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Logística e Transporte
Professora:
Várzea Grande – MT
2014
Angelo Marcos Vidotti de Oliveira
Gleyner John de Souza Fidencio
Louise Mayumi Julio
Priscila Borges Estevão
Trabalho realizado para obtenção de nota e adquirir conhecimento da disciplina
Logística e transporte sobre a orientação da professora
.
Turma 102 AN
CADEIA DE SUPRIMENTOS
Uma cadeia de suprimento típica envolve três fases, que são: a fase do suprimento; a fase da manufatura; e a fase da distribuição física. Pode-se dizer que essas fases são consideradas as etapas do fornecedor (suprimento); etapa do fabricante (manufatura); e etapa do distribuidor, varejista e cliente (distribuição física). Porém, não é necessário que obrigatoriamente todas as etapas sempre façam parte da cadeia de suprimento.
O projeto da cadeia mais adequado vai depender tanto das necessidades do cliente quanto do papel de cada etapa para satisfazer essas necessidades. Compreende, portanto, uma cadeia de suprimentos:
O Suprimento ou Administração de Materiais: que gerencia todo o processo relacionado à aquisição da matéria-prima e componentes, ou seja, são atividades relacionadas com a obtenção de materiais e componentes de fornecedores externos, caracterizando o início de um ciclo da cadeia logística.
Produção ou Manufatura: que administra o fluxo de materiais e serviços dentro do ambiente produtivo, ou seja, são atividades relacionadas com o planejamento, a programação e o apoio às operações de produção. Distribuição Física: que administra a demanda do cliente e dos canais de distribuição logística (Canais de Marketing). Deve-se ressaltar que essa etapa não ocorre na construção civil, ou seja, o produto final não é distribuído para o cliente; o cliente é que vai ao encontro do produto.
A