OPT -Logistica
OPTIMIZID
PRODUCTION
TECNOLOGY
ADMINISTRAÇÃO
DE
MATERIAS E
CONTROLE
DE
ESTOQUE
TEMA: OPT (OPITIMIZED PRODUCTION TECNOLOGY)
NOMES: EDVALDO ANDRÉ ALVES ELTON EDUARDO CABRAL MATHEUS JOSÉ DA SILVA
PROFº: FABRICIO BRAGA
Introdução
OPT é uma técnica de gestão de produção criada por um grupo de pesquisadores israelenses e que apesar de seu significado (tecnologia de produção otimizada), o OPT não é uma técnica otimizante no sentido correto da palavra, pois a técnica é baseada em diversos procedimentos que devem ser efetuados corretamente para se atingir tal otimização.
O OPT, assim como o MRP II, é uma técnica baseada no uso de software, diferenciando-se do MRP II nos seus princípios funcionais como veremos a seguir.
Como funciona o opt drum-buffer-rope Um dos pontos considerados mais fortes do sistema OPT refere-se à maneira com que ele programa atividades. A programação do OPT é baseada nos nove princípios apresentados. A seguir, são descritos os principais aspectos desta sistemática de programação.
Num ambiente de manufatura, há uma série de restrições a serem consideradas: restrições de mercado, restrições quanto aos fornecimentos, restrições dadas pela política da empresa e restrições de capacidade do processo produtivo.
Pode não haver gargalos reais, mas sempre haverá recursos restritivos críticos (RRC). RRC, como os gargalos, controlam fluxo e devem estar sincronizados aos outros recursos de forma a poder controlar os estoques.
Se um roteiro simples composto de nove recursos é considerado e descobre - se que o recurso número 6 é o RRC, o sistema OPT começará a programação naquele ponto. Este é o ponto em que é necessário "bater o tambor", que é a analogia usada pelos mentores do OPT para simbolizar que é aquele o ponto que deve ditar o ritmo de todo o sistema produtivo.
Em primeiro lugar, o OPT carrega o recurso restritivo (RRC) de acordo