A teoria das restrições
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO, MATERIAIS E LOGÍSTICA II
TRABALHO FINAL
SANTA MARIA, 01 DE DEZEMBRO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as seguintes teorias: Teoria das Restrições, onde serão abordadas os recursos restritos, raciocínio financeiro, raciocínio da OPT e princípios da OPT, finalizando com o Benchmarking, o qual se refere a um case.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A teoria das restrições - TOC
Teve início na década de 70, quando o físico Israelense, Eliyahu Goldratt, se envolveu com algumas dificuldades na logística de produção. Com isso, elaborou uma técnica de administração da produção integralmente nova, ficando incomodado com o fato que os métodos da produção clássica não demonstrarem muito sentido lógico.
A técnica elaborada obteve sucesso, e outras empresas começaram a se interessar em aprender. Foi assim que Goldratt decidiu se dedicar a elaborar ainda mais essa técnica e a espalhar. Escreveu o livro “A META” no começo da década de 80, descrevendo toda a técnica, foi escrito em forma de um romance, mostrando toda a dificuldade que um gerente de fábrica encontra em administrar sua empresa. No desenrolar da história o gerente vai descobrindo os princípios da teoria de Goldratt e a empresa recupera sua competitividade. O sucesso do livro foi, e ainda é, enorme. Muitas empresas leram o livro e começaram a aplicar a técnica o mais rápido possível.
Hoje em dia a TOC é composta de dois campos, os Processos de Raciocínio de um lado, e os aplicativos específicos (como logística de produção) do outro.
Os processos de raciocínio da TOC ultrapassaram os limites da Administração e são usados em muitas outras áreas do conhecimento humano, eles formam a base de toda a TOC.
2.2 Recursos restritos - (Gargalos)
São