Inversor de Frequência
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.DESENVOLVIMENTO 4
2.1.APLICAÇÃO DO INVERSOR DE FREQUÊNCIA 4
2.2.FUNCIONAMENTO E CONSTITUIÇÃO 4
2.2.1.BLOCOS CONSTITUINTES 4/5
3.CONSTITUINTES 6
3.1.TIRISTOR 6/7
3.2.IGBT 7/8
4.CURVA V/F 8/9
4.1.INVERSOR VETORIAL E ESCALAR 10
5.CONCLUSÃO 11
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O aumento da produção industrial exige motores com crescente robustez e versatilidade. Essa necessidade motivou o desenvolvimento do inversor de frequência, que constitui um dispositivo capaz de gerar uma tensão e frequência ajustáveis, possibilitando o controle da velocidade de motores de indução trifásicos. Este trabalho, tem por objetivo expor os princípios básicos de funcionamento dos inversores de frequência, bem como apresentar suas principais características e aspectos construtivos.
3
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Aplicação do inversor de frequência
Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir a automação, ainda em fase inicial no Brasil, com isto uma grande infinidade de equipamentos foram desenvolvidos para as mais diversas variedades de aplicações e setores industriais, um dos equipamentos mais utilizados nestes processos conjuntamente com o CLP é o Inversor de Freqüência, um equipamento versátil e dinâmico. Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e freqüência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico.
2.2. Princípio de funcionamento e principais partes.
Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Os inversores de frequência possuem uma entrada ligada à rede de energia comum de alimentação e uma saída que é