Oposição ao Regime Salazarista
Índice de ilustrações
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelas professoras de História e de TIC. O tema do nosso trabalho é A Oposição ao Regime Salazarista, que decorreu durante o século XX, em Portugal.
Neste trabalho será possível ver alguns dos opositores a este regime e o que estes fizeram para mostrar o seu desagrado para com o governo de Portugal naquela época.
Para este trabalho iremos mostrar alguns dos opositores ao Regime Salazarista.
Vamos também exibir uma tabela com algumas datas importantes no decorrer do período da Ditadura Salazarista.
O trabalho será apresentado no programa Microsoft Office Word de forma a que a informação seja dada de forma explícita e interessante.
Esperamos que neste trabalho nos seja possível aprender mais sobre este período da História da nossa Nação.
Será também representado um esquema que mostre os opositores ao regime salazarista.
Oposição ao Regime Salazarista Após o Golpe de Estado do 28 de Maio de 1926, os direitos cívicos e políticos e sindicais dos Portugueses foram restringidos. O novo regime, primeiro a Ditadura Militar e depois da aprovação da constituição de 1933, o Estado Novo, é um regime de base corporativista, autoritário, pessoal, ditatorial e antiparlamentar. Todos os partidos políticos democráticos da 1.ª República vão gradualmente desaparecendo e não se organizam para combater a ditadura de forma organizada. Neste contexto um único partido político recusa baixar os braços e ceder à ditadura salazarista. É ele o Partido Comunista Português. A verdade é que o PCP foi o único que manteve a luta contra o fascismo de uma forma sistemática e organizada, pelo menos até aos anos 60, e que por isso os seus militantes sofreram. Não há um único antifascista, por mais anti-PCP que seja, que não se veja obrigado a reconhecer o papel importante que este partido desempenhou na luta contra o regime