RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE TESTE DE ACIDEZ E BASICIDADE DE SUBSTÂNCIAS E PRODUTOS DO COTIDIANO
Teste de acidez e basicidade de substâncias e produtos do cotidiano
Introdução:
Segundo o cientista Svante Arrhenius, os ácidos são substâncias em que solução aquosa libera íons de hidrogênio positivo (H+), enquanto as bases liberam hidroxilas, íons negativos (OH-). Para identificarmos se a solução é ácida ou básica, os meios mais utilizados são os indicadores como a fenolftaleína, o papel tornassol, suco de repolho roxo, alaranjado de metila.
Objetivo: Nesta experiência a função é identificar se as substâncias são ácidas ou básicas, utilizando como indicador o suco de repolho roxo.
Parte experimental:
Materiais
9 tubos de ensaio
1 conta gota
1 bastão
1 béquer
1 espátula
Água destilada
Reagentes
Água sanitária
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Leite
Detergente líquido
Soda cáustica
Álcool comum
Refrigerante incolor comum
Xampu
Suco de repolho roxo
Procedimento experimental:
Para testarmos a acidez e basicidade de cada reagente, colocamos em um tubo de ensaio 5 ml de água destilada, 5 ml do material selecionado para ser testado, 5 gotas de suco de repolho roxo.
Resultados:
Ao realizarmos os procedimentos, notamos que de acordo com a escala de ph (potencial de hidrogênio), a água sanitária obteve uma cor azul claro, o bicarbonato de sódio obteve uma cor azul escuro, o leite, álcool, e xampu obtiveram uma cor lilás, a soda cáustica ficou amarelada, o detergente ficou marrom claro, o refrigerante obteve uma cor rosa claro e o vinagre ficou rosa.
Conclusão:
Chegamos a conclusão que a água sanitária, bicarbonato de sódio, leite, álcool, e xampu possuem ph >7, sendo, portanto são substâncias básicas, já a soda cáustica, detergente, refrigerante e o vinagre, possuem ph