Oportunidades!
(Peter Drucker, influente analista de organizações modernas)
As oportunidades estão em todas as partes e existem em todos os níveis, inclusive as relativas aos negócios. Qualquer pessoa que esteja interessada em iniciar, ou ampliar, uma atividade empresarial deve estar atenta à sua realidade local. Pode ocorrer que seus produtos ou serviços não tenham uma aceitação imediata, mas isso não deve ser motivo para desencorajamento. A análise prévia e contínua das circunstâncias de mercado, que mudam rapidamente, deve ser realizada cuidadosamente e, se necessário, com a ajuda de entidades ou de profissionais especializados.
Para a identificação de oportunidades é necessário, por exemplo, estar atento à percepção do espaço onde está situada a oportunidade. A construção de um novo conjunto de prédios residenciais, ou comerciais, em determinada localidade pode ser um indicativo da necessidade de que sejam instaladas escolas, padarias, papelarias, e outros tipos de unidades de negócios ao seu redor.
A contrapartida de uma oportunidade é uma ameaça. Onde existe uma oportunidade de negócios, encontra-se presente uma ameaça ao negócio, ou o inverso. O medo e a preocupação com a sobrevivência diante das dificuldades do cotidiano levam as pessoas a não verem com bons olhos, ou mesmo valorizarem as ameaças, vendo nelas apenas dificuldades, obstáculos e riscos, e nunca um elemento gerador de oportunidades de negócios.
Para um bom gerenciamento das oportunidades e ameaças é necessário que se tenham bem delineados os pontos fortes e os pontos fracos atuantes na competência individual, que podem influir positivamente ou não no desempenho da atividade empresarial.
Geralmente as pessoas tendem a se concentrar mais nos problemas que nas oportunidades, dificultando o avanço na direção do crescimento pessoal. Começando por uma avaliação criteriosa das habilidades e