Estudo de Caso - Mandalas Artesanais
A loja de artesanato Artezano é uma microempresa maranhense. Foi recém aberta, em 2012, porém é fruto de pelo menos 40 anos de aprimoramento de técnicas e ideias do artesão Milton Lozano. Com técnicas variadas, como óleo sobre tela, entalhe e aplicação de gesso em madeira, a loja possui em seu acervo diversas mandalas com temas variados, de música a religião, de temática medieval a cultura nordestina, e a venda pode ser feita também através de encomenda, com o tema à escolha do cliente.
A loja Artezano pode ser visitada no CEPRAMA, na rua São Pantaleão, ou ainda pelo facebook ou blogspot, nos quais são exibidos os trabalhos já realizados e por onde podem ser feitas encomendas, porém ainda não há vendas online. Inserida num contexto no qual o interesse por objetos de arte ainda é uma crescente, não sendo um mercado estabilizado, como mostra pesquisa da EJAD – Empresa Junior de Administração, localizada na UEMA. A pesquisa, realizada em 2006, mostra que 48% dos entrevistados afirma que não compra produtos relacionados à arte/artesanato, dos quais a maioria (34%) possuem renda abaixo de um salário mínimo. Estes dados caracterizam que o fator econômico-financeiro é um impedimento na compra de produtos artesanais para metade da população maranhense.
Desta forma, os objetivos da Artezano estão focados em captar a atenção daqueles que têm interesse em adquirir produtos de arte, através de obras atraentes e de um planejamento de marketing bem aplicado.
Negócio: Artesanato;
Clientes: Interessados em artes e decoração;
Missão: Transformar sonhos em arte;
Visão: Ser referência no mercado de artes, aliando a criatividade à rentabilidade;
Valores:
Dedicação ao Cliente
Ética e Integridade
Segurança
Aprimoramento constante
1. Elaboração do Planejamento Estratégico
1.1. Etapas do planejamento estratégico da empresa Artezano
A elaboração do planejamento estratégico da empresa Artezano seguiu o modelo de aplicação proposto por