Oportunidades de biocombustivel
Biocombustíveis, a oportunidade dourada uspeito que a Cultivar faça parte do portfólio de leitura do Presidente da República. Na edição de dezembro de 2002, o tema desta coluna foi “Carta Aberta ao Presidente”. Já no intróito escrevi “...permitimo-nos submeter à vossa consideração um tema que concilia inúmeras oportunidades para o nosso Brasil. Referimo-nos à Agricultura de Energia, um segmento embrionário dos agronegócios, que crescerá a altas taxas durante seu mandato, ganhará importância transcendental no Governo de seu sucessor e será o componente hegemônico do agronegócio, quando nossos netos assumirem o leme do Brasil.” Dois anos após, em 6/12/2002, o Presidente Lula lançou o Programa Nacional de Biodiesel, uma das propostas contidas naquele artigo.
S
BACKGROUND
Passados dois anos, revisitamos o tema para lembrar que, no futuro próximo, o agronegócio mundial estruturar-se-á em quatro macro-segmentos: alimentação e fibras, biomassa, plantas ornamentais e nichos especializados. A biomassa será a base da energia renovável, devendo movimentar o maior volume de recursos das transações agrícolas internacionais, a partir de 2050. A preponderância da agricultura de energia repousa na finitude das fontes da atual matriz energética, como petróleo (35%), carvão (23%) e gás natural (21%), que se esgotarão neste século. Posta a escassez e a extração mais complexa, os preços dispararão.
sido politicamente instável desde sempre e a escassez do petróleo acirrará a disputa pelas suas reservas. Entretanto, a maior pressão para a mudança da matriz energética provém da poluição causada por combustíveis fósseis, principal fonte de emissão de gases que acentuam o efeito estufa (GEE) e provocam “chuvas ácidas”. Portanto, antes que os poços sequem ou o preço dispare, a sociedade global exigirá de suas lideranças a abdução das causas do aquecimento global, para prevenir suas desastrosas conseqüências. Pelo exposto, vislumbra-se a temeridade de o