Biocombustivel
Biocombustível é qualquer combustível de origem biológica, desde que não seja de origem fóssil. É originado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açucar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, lixo orgânico, dentre outros tipos. Os Biocombustíveis são fontes de energia renovável, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. Existem vários tipos de biocombustíveis: bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos, bioidrogénio. Mas os principais biocombustiveis são: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás. O Programa Brasileiro de Biocombustíveis, que poderá gerar 200 mil empregos no Brasil, uma das prioridades do Ministério de Ciência e Tecnologia, já está em condições operacionais. Tanto a nova tecnologia de produção, quanto a viabilidade econômica foram testadas e aprovadas. Tudo isso foi anunciado no I Congresso Internacional “Biodiesel: uma opção para o Brasil”, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Cálculos iniciais indicam que o desenvolvimento do programa representará uma economia de l,8 bilhão de litros de diesel importado. Poderá ser, também, até uma saída econômica para o uso da soja transgênica, transformada em biodiesel, afirma o ministro da Ciência e Tecnologia. A tecnologia desenvolvida possibilitará a mistura do biodiesel ao diesel fóssil, sem a alteração dos motores dos veículos. Ou seja, não representará custos adicionais para as frotas que estão nas ruas.
O Brasil importa 18% do óleo diesel que consome, a um custo de US$ 1,22 bilhão [dados de 2006]. Para realizar a substituição, é necessária a produção de óleo vegetal em larga escala. Isso só poderá ser feito, principalmente, a partir da soja, dendê, mamona e babaçu, o que poderá representar sua expansão em várias regiões. Atualmente, o único óleo que atende à demanda industrial é a