Federalismo
ADAPTADO DA OBRA O FEDERALISTA – 85 ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO DOS EUA-
O maior documento sobre o debate em cima do Republicanismo e direitos sociais é a carta da independência americana que foi baseada em reportagens publicadas em 1787 por Hamilton, Jay e Madison. Vamos conhecer o que diziam esses pensadores que ficaram conhecidos como os FEDERALISTAS.
James Madison: Chamado de o “pai da constituição”, escreveu boa parte dos direitos americanos e mais tarde fundou o partido republicano com Thomas Jefferson. Explica que é preciso separar os poderes em judiciário, executivo e legislativo. Alguém que acumule os 3 poderes é um tirano. Somente a separação dos 3 poderes preservará a liberdade do cidadão. Porém, é preciso ter atenção nos eleitos, pois na democracia também tem tirania. Ainda que eleitos, se os 3 poderes forem concentrados nas mãos dos “mesmos muitos” haverá perigo à liberdade. O povo deverá vigiar os eleitos e ter direito de os tirar do poder se necessário. Os poderes devem estar conectados e reunidos de tal forma que um poder não anule nem se sobreponha ao outro. Mas tem de ter conectividade. Se os 3 poderes forem totalmente separados, eles deixarão de ser vigiados e irão usurpar os seus membros. É preciso que eles se relacionem e tracem limites. Como dizia Montesquieu: “é preciso que o poder contenha o poder”.
Sobre o ser humano, ele possui gostos e opiniões diferentes e assim se reúne em facções e grupos para opinar. A existência de facções faz parte do ser humano. Assim como sua liberdade e propriedade. O objetivo principal do governo é a defesa dessa liberdade do homem. Sendo assim, também é objetivo do governo garantir o livre desenvolvimento das indústrias. No entanto, somente um governo forte, poderá garantir essa liberdade e neutralizar o poder das facções.
Alexander Hamilton: Foi o primeiro Secretário do Tesouro americano nomeado por George Washington (1°presidente). Foi um dos fundadores da Casa da Moeda e da Guarda