#opiniões
Data: 1857-1858
Local: Índia
Causas: os soldados protestavam contra o imperialismo inglês e questionavam os maus tratos que recebiam dos ingleses. O objetivo da revolta era dar um fim à dominação britânica no país.
Liderança: soldados nacionalistas hindus
Principais acontecimentos: Os rebeldes assumiram o controle da cidade de Délhi e receberam o apoio de príncipes locais.
Desfecho: A rebelião durou até o ano seguinte, mas acabou sendo sufocada pelo exército britânico que se utilizou de canhões e metralhadoras. Para evitar novas revoltas, as autoridades inglesas aumentaram o controle sobre o território indiano.
Descolonização
A descolonização da Ásia e da África está relacionada com a decadência da Europa, motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial.
Outro fator será o despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África, impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência.
A guerra fria e a polarização entre EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) também contribuíram para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.
Conseqüências
o surgimento de novos países que, ao lado das nações latino americanas, formaram o bloco do Terceiro Mundo. Este bloco fica sob a dependência dos países capitalistas desenvolvidos (Primeiro Mundo) ou de países socialistas (Segundo Mundo). A dependência deste bloco será responsável pela concentração de renda nos países ricos e pelo crescente endividamento externo dos países subdesenvolvidos, apresentando sérios problemas de saúde, educação, desnutrição, entre outros.
Gandhi
Não-Violência é um termo que se refere a