Opinião sobre estimativas de projetos de software
A estimativa, quando trata desenvolvimento de software, entra em um ramo complexo da estimativa. Pois estamos falando de idéias/necessidades que precisam ser materializados.
As pessoas podem entender estas mesmas idéias de forma diferente, gerando estimativas diferentes. Em estimativa de software tratamos de quantificar prazo, esforço e custo. Como são pessoas que idealizarão/desenvolverão o software, tudo o que possa afetar estas pessoas poderão afetar suas estimativas.
Muitas técnicas foram criadas para auxiliar no cálculo destas estimativas, porém destacam-se: método COCOMO, análise de pontos de função e análise por pontos de caso de uso.
O método COCOMO (ou constructive cost model) é um modelo de estimativa do tempo de desenvolvimento de um produto, criado por Barry Boehm. É baseado no estudo de sessenta e três projetos. Os programas examinaram de 2.000 a 100.000 linhas de código em linguagens de programação de Assembly a PL/I e dividido em 3 implementações (básico, intermediário e avançado).
Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação, tendo como objetivos: * medir a