Opinião pública
A mídia influencia a vida das pessoas, modificando seus pensamentos, sua visão de mundo e, consequentemente, suas atitudes. Através do que são divulgadas, as notícias são modificadas e condicionadas para atingir a sociedade de maneira desejada.
Preponderantemente os meios de comunicação tendenciam a informação, de modo a exaltar apenas um ponto de vista, que condiz com a mensagem que querem transmitir para a grande massa.
Esse processo de formação da Opinião Pública, o que emerge com mais recorrência é a imbricação deste com os processos de discussão, debate e tomada de decisão. A base democrática do conceito de opinião pública é indiscutível, mas as formas como esse conceito é utilizado variam.
Como exemplo disso, dez pessoas foram entrevistadas para demonstrar suas opiniões através do que foi explanado na imprensa sobre a mãe que cortou o filho recém-nascido ao meio. Analisando as respostas dos entrevistados pôde-se verificar que as opiniões se igualam quanto ao fato de todos os entrevistados concordarem que o fato foi um absurdo e que chamou atenção por ter acontecido no interior e não na capital.
Constatando que os entrevistados possuem idades e profissões diferentes, pôde-se perceber também que uma das entrevistadas teve uma resposta diferente, exaltando o fato que a mulher pode ter desenvolvido uma depressão pós-parto, tem como característica principal ideações suicidas para com o filho.
Já em relação a divulgação do caso na mídia, todos os entrevistados concordaram com o fato de que a impressa acerta ao mostrar fatos como esse, pois é através dos meios de comunicação que acontece a formação da opinião pública, uma vez que é por meio deles que os acontecimentos obtêm visibilidade, proporcionando a discussão sobre as questões que circulam na mídia em todas as esferas da sociedade.
Foi averiguado que a mesma notícia posta em