Opinião Pública
1. Qual a importância da opinião pública para o Estado e para os diferentes segmentos da sociedade civil?
Resposta: A opinião pública tem condição indispensável para mediar as relações entre a esfera privada e a esfera pública da sociedade, isto é entre a sociedade civil e o poder público. Mediante a possibilidade de se expressar, cidadãos comuns passam a ter o direito a participar da construção de uma ordem social e política legítima e justa; tendo maior controle do poder com base em suas expectativas e anseios perante o Estado.
A democracia ganha espaço como forma política de governo e outras esferas da vida social, além da política, passaram a precisar de legitimação pública. Desta forma temos a exterioridade face ao poder – opinião pública como emanação da sociedade civil e autônoma face ao Estado – estatuto de verdadeiro órgão político.
2. De que modo o exercício do marketing participa da construção da opinião pública? Quais os recursos e ferramentas o profissional dessa área dispõe para construir a mediação entre a organização que representa e a opinião pública?
Resposta: Depois da Revolução Francesa a publicidade passa a ter um poder importante, pois buscava se comunicar com o público de forma clara, receptiva e influenciar o consumidor na tomada de suas decisões. A opinião pública é um dos alvos principais para o marketing e sua forma de comunicação em massa; exercendo pressão e ditando regras para o consumidor em geral, e sua audiência em particular.
Uma das formas do exercício do marketing participar da construção da opinião pública é por meio do marketing político; com propagandas eleitorais.
Entre os vários recursos e ferramentas que o profissional de marketing pode utilizar estão: a capacidade criativa, imaginação rigorosa, relações públicas, debates e pesquisas para conhecer e segmentar sua comunicação com o público - alvo; o ponto de venda, a divulgação com publicidade e propaganda em todas as mídias